top of page

Pelo de gato, bombinhas, natação e o paciente com asma brônquica



A asma (também conhecida como “bronquite asmática” ou como “bronquite alérgica”) é uma doença que acomete os pulmões, acompanhada de uma inflamação crônica dos brônquios (tubos que levam o ar para dentro dos pulmões)

A poeira doméstica ao ser inalada pela pessoa com asma brônquica pode desencadear crises alérgicas e de asma. Como o pelo do gato é extremamente alergênico e muito fino, ele se distribui facilmente pela casa. Portanto recomenda-se que esses pacientes não tenham gatos em casa.

Primeiramente, bombinhas não viciam. Se o paciente tem asma ele precisa de tratamento. O tratamento é contínuo e prolongado. A ideia é controlar a inflamação que existe nas vias aéreas e torná-las menos sensíveis aos estímulos do ambiente. O tratamento é feito com doses bem pequenas de medicamentos por via inalatória, com facilidade e eficiência maior do que por via oral. Assim, usar bombinhas todos os dias não significa que se está viciado nelas, significa apenas que está tratando uma doença pulmonar de forma rápida e segura, mandando o medicamento diretamente aos pulmões.

Bombinha não vicia! Bombinha trata uma doença crônica.


Bombinha não faz mal ao coração. Primeiro precisamos esclarecer o que é uma bombinha. Naquele frasco pressurizado é possível colocar vários tipos de medicamento para tratamento de doenças respiratórias. Quando a medicação é liberada, o jato tem uma quantidade bastante precisa do medicamento e tem a capacidade de atingir profundamente os pulmões. Devemos encarar a bombinha como um inalador muito eficiente para levar medicamentos aos pulmões.

Os broncodilatadores são medicamentos muito utilizados no tratamento da asma. São medicamentos que literalmente abrem os brônquios para facilitar a passagem do ar. Agem rapidamente e aliviam a falta de ar. São muito eficientes. Entretanto, todos os broncodilatadores causam um aumento transitório dos batimentos cardíacos. Esse efeito é bem tolerado não contraindica o uso desses medicamentos, mesmo em pacientes com problemas cardíacos e quando prescrito por um médico. Essa sensação de “batedeira no peito” ou “coração acelerado” dura menos do que 30 minutos e não traz nenhum prejuízo ao coração. Também não tem nenhum efeito cumulativo.

Bombinha não faz mal para o coração!

A natação é um excelente esporte para o asmático, mas não cura a doença. O asmático costuma apresentar longos períodos de remissão de sintomas da doença à medida que se aproxima da adolescência. Como é nessa fase que a maioria das crianças consegue efetivamente um bom desempenho na natação, a família e o próprio paciente interpretam que a natação foi o motivo da melhora. A observar alguns cuidados, tendo em vista que o cloro pode ser irritante das mucosas do nariz (ou mesmo predispor a asma) e o paciente asmático também costuma apresentar a pele mais sensível e ressecada: É bom dar preferência a piscinas com tratamento alternativo, como ozônio ou sal e intensificar a hidratação da pele.

Comentários


Post: Blog2 Post

Rua Marechal Deodoro 79 sala 505 Centro Petrópolis - RJ

Telefone: (24) 2237.0911

WhatsApp: (24) 99841.5741

  • Instagram
bottom of page